Corpomídia: o que é e como pode me ajudar

Este blog já foi espaço de discussão sobre a diferença entre os discursos e benefícios, e a realidade das empresas. Também já falamos sobre como lidar com pressões e exigências sem adoecer, entre tantos outros temas que nos afligem no ambiente corporativo e na relação entre corporação e colaboradores. Agora, chegamos ao momento em que é importante aprofundar um pouco mais sobre o que é Teoria do Corpomídia para dar continuidade nas soluções para agregar mais conscientização em nossa rotina. A teoria vai nos ajudar a entender a prática e – o mais importante – viver melhor. Vamos lá?

 

O que é Teoria do Corpomídia

A Teoria do Corpomídia foi criada pelas pesquisadoras e professoras brasileiras Helena Katz e Christine Greiner. Elas conectaram várias disciplinas para possibilitar a compreensão do corpo e tudo que o envolve. A partir de estudos do corpo, como a dança e a expressões corporais, e outras disciplinas, à exemplo da neurociência, a dupla de pesquisadoras avançou nos estudos e apresentou a teoria que trata o corpo como mídia  ou, como passou a ser chamado, o corpomídia. Eu me encantei com esses estudos e, em meu doutorado, trouxe essa teoria para o mundo corporativo. A partir daí, pude compreender melhor corpo do colaborador na cultura das relações organizacionais. Meu doutorado resultou no livro “O corpo como posicionamento de marca na comunicação empresarial” e foi pioneiro na Teoria do Corpomídia para o universo empresarial.

 

Ainda restam dúvidas sobre corpomídia? Então vamos prosseguir e adicioná-lo em seu vocabulário e seus aprendizados em sua rotina!

 

O corpo é mídia de si mesmo

Nos estudos sobre corpomídia, se descobriu que o corpo é a mídia de si mesmo. Ele não é simplesmente um meio para passar informações para o exterior. O corpo é mídia de um fluxo de informações que estão em troca constante entre meio e ambiente. Nosso corpo é como a porta vai e vem, aquelas que as dobradiças permitem o movimento constante de entrada e saída. Existe um movimento de informações que acontece o tempo todo e que muda tanto nosso corpo, quanto o ambiente.

 

Quando falo de corpo, estou falando de órgãos, tecidos, sensações, mente, sentimentos, emoções.. corpomídia!

 

Corpo e mente são um só

É comum escutarmos a expressão “corpo e mente”. Parecem apenas palavras inocentes, mas elas podem ser a raiz de muito problemas! A Neurociência prova que as emoções e os sentimentos são expressões corporais e que tudo o que afeta nossa mente, também afeta nosso corpo. O corpo e mente estão conectados. Ao considerar o corpo e a mente como um só, a Teoria do Corpomídia coloca em xeque-mate muito do que é feito no mundo corporativo.

 

Agora retornamos aos outros debates e acho que estamos prontos para refletir sobre isso! Já conseguimos entender que o corpo não é apenas um depositário do que a empresa quer, ele faz trocas com o ambiente e a realidade, gerando um fluxo de informações. Por um lado, isso pode gerar problemas de saúde, mas também pode direcionar melhorias no trabalho e na vida pessoal.

 

Eu aprofundei um pouco neste tema em uma entrevista ao Milton Jung para o programa Mundo Corporativo da Rádio CBN. Veja!

 

Comentários

comentários