A visão dos profissionais que cuidam da saúde como é o corpo fora do ambiente de trabalho?

Passamos grande parte de nossas vidas dentro do ambiente em que trabalhamos e é muito raro prestarmos atenção o quanto esse ambiente pode afetar nossa saúde, dentro e fora do trabalho.

Alguns estudos já diziam que trabalhar em ambientes como escritórios fechados podem nos fazer mal. Para discutir a situação do corpo saudável no ambiente de trabalho, a visão de médicos funcionais e médicos gestores da área da saúde devem ser ouvidos.

Na visão médica, para que o médico crie um laço com os funcionários de uma empresa é necessário um tempo considerável para que haja confiança. Em geral, os pacientes são encaminhados ou vão por vontade própria, mas sua grande maioria carrega o DNA da empresa com eles e afirmam que as angústias estão ligadas ao modelo de gestão vivenciado na empresa.

Para os médicos que têm uma visão de fora da gestão corporativa, as doenças mais recorrentes e vivenciadas nos últimos tempos envolvem depressão, hérnia de disco, fibromialgia, lesões por movimento repetitivo, doenças digestivas, respiratórias, ansiedade e síndrome do pânico.

A reflexão feita em cima das doenças recorrentes é a de tentar fazer uma correlação entre essas patologias e a especificidade do que sucede no mercado. Com isso, é possível afirmar que a pressão presente no ambiente de trabalho para o tão famoso “atingir o sucesso” traduz em um esforço repetitivo e desgastante.

Comentários

comentários