Ótimos benefícios, um produto incrível para se trabalhar ou então a Cultura Corporativa que encanta qualquer um. São vários os motivos que definem a empresa dos sonhos para nós, mas também são muitas as razões que desconstroem essa imagem. A desilusão pode acontecer ao iniciar a vivência no local de trabalho ou mesmo após anos em decorrência de mudanças na gestão, fusões, processos de inovação, vendas, entre outras alterações que são bastante comuns no meio corporativo.
A questão é que a empresa dos sonhos se tornou um pesadelo e ir trabalhar passou a ser um fardo ao invés de um prazer. Aos poucos o ambiente afeta seu corpo. Surgem dores, sofrimento e uma vontade enorme de resolver a situação. Existem algumas formas de retornar ao sonho e viver bem com isso. Continue a leitura e trataremos mais sobre o tema.
Por que era a empresa dos sonhos?
O primeiro passo é relembrar porque o lugar em que você trabalha é a empresa dos sonhos. Liste como você a via antes de entrar ou antes da mudança-chave desse processo de desconstrução. Assim, será mais fácil entender o que mudou e o porquê. Um novo gestor e sua forma de trabalho, por exemplo, podem desestabilizar a equipe e desencadear em mudanças desagradáveis. Talvez um discurso desconexo com a realidade da empresa ou até mudanças no quadro de funcionários. Cada caso, é um caso, mas o passo vale para todos.
Liste também os pontos positivos da empresa, todas as vantagens de fazer parte da sua equipe, o que você já conquistou e tudo o que ainda poderá fazer. Compreender o sentido da mudança e visualizar os pontos positivos ajudará a ver a situação com mais transparência e senso crítico apurado.
Como lidar com a mudança?
Chegou a hora de decidir o que você fará. Continuará na empresa ou buscará uma nova oportunidade? O problema é pontual e pode ser solucionado ou é uma mudança estável? Mudar nunca é fácil e algumas mudanças são ainda mais difíceis. Porém, existem algumas formas de encará-las de forma menos dolorosa. Seu corpo, sendo a mídia de si mesmo, vai sentir e expressar a vivência do ambiente. O trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo, não é justo que ele gere sofrimento. Agora, você já compreende a mudança e também sabe de todos os pontos positivos envolvidos em sua decisão. Mas, você ainda não está feliz?
Para ressignificar sua experiência, é importante compreender e aceitar. Se você for sinceramente capaz disso, você poderá eliminar o sofrimento e manter sua motivação, fator importante para a empresa dos sonhos. A motivação é intrínseca, ou seja, vem de dentro. Sendo assim, é fundamental que você aceite e compreenda para manter a verdadeira motivação. Esse processo não é rápido, fácil e nem preciso, mas vale a pena!
Papel da empresa
Mas, é claro que para a empresa dos sonhos não se tornar um pesadelo, o papel não é apenas relacionado à compreensão e aceitação do colaborador. As mudanças devem ser tratadas com extremo cuidado principalmente por diretores, dirigentes, RH e Comunicação. A Comunicação Interna tem um papel fundamental na gestão de mudanças e pode fazer toda a diferença para os colaboradores. Mas, este é um assunto para outra oportunidade.
O importante é compreender que a empresa dos sonhos está diretamente ligada as nossas expectativas e percepções. Escute seu corpo, reflita e avalie. Você tomará a decisão certa!